BIBLIOTECA 'Profª Doutora MANUELA PINTO DOS SANTOS'
DISCURSO NA SUA INAUGURAÇÃO
PELA DRA. MARIA ONDINA PEREIRA GONÇALVES
ANTIGA DIRETORA DA ESCOLA PROFESSOR DELFIM SANTOS
Lisboa, 6 de novembro de 2015
Ex.ma Direção
Ex.mo Sr. Prof. Doutor Filipe Delfim Santos
Ex.mos Convidados, Professores, Alunos e Encarregados de Educação
Recordo que, desde 2007, ano em que se comemorou o centenário do nascimento do Prof. Delfim Santos, a data de 6 de Novembro se institucionalizou como o dia em que, em cada ano, a Escola renova a celebração do seu insigne Patrono.
Recordo também que, a partir de então, este passou a ser, igualmente, o dia em que a Escola distingue os alunos que mais e melhor contribuem, pelo seu mérito escolar e cívico, para elevar e valorizar os princípios e ideais educativos deste estabelecimento de ensino e que, ao longo dos tempos, têm tido sempre presente o pensamento pedagógico tão lúcido, tão tangível e tão atual do seu Patrono.
Mas o dia de hoje acrescenta ainda uma nova página à já rica história da Escola Delfim Santos, com a justa homenagem à Dra. Manuela Pinto dos Santos, mulher do Prof. Delfim Santos, recentemente falecida, e que tantas vezes e tão bem soube exprimir a sua admiração pelo trabalho desta comunidade educativa e a sua gratidão pela ação da Escola que ostenta o nome do marido.
E este momento de evocação conduz-me, novamente, ao grato e agora emotivo sabor da recordação:
Recordo a Dra. Manuela Pinto dos Santos que tive a satisfação de conhecer e com quem tive a privilegiada oportunidade de privar.
Recordo o seu porte aristocrático, aliado a uma doçura e generosidade tocantes.
Recordo a sua delicadeza extrema e a sua educação primorosa.
Recordo a sua grande cultura manifestada com a mais profunda simplicidade.
Recordo a sua apurada sensibilidade cultivada e alimentada no seu amor pelo belo, a poesia e a música.
Recordo a sua contagiante alegria por poder participar da vida da Escola e os seus nobres gestos de gratulação.
Recordo a Mulher sempre comprometida com a missão de perpetuar o valor cultural da vasta e variada obra do Prof. Delfim Santos.
Ao ser dado à Biblioteca desta Escola o nome da Dra. Manuela Pinto dos Santos, que foi também Professora, mas sobretudo notável Ensaísta e profícua Tradutora, cumpre-se um desígnio de gratidão e lança-se uma nova pedra nos alicerces identitários deste estabelecimento, abrilhantando-lhe um percurso de mais de quatro décadas.
Hoje, a Dra. Manuela Pinto dos Santos não está, de modo físico, entre nós, mas adivinho-a feliz por saber que permanece no universo da nossa memória.
Obrigada.